quarta-feira, 25 de março de 2020

Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo faz reunião via Skype com Ministério Público do Trabalho – (MPTSP)


A Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano, junto com o Advogado da Entidade, realizou reunião online via Skype, nesta terça-feira (24/03), com as representantes Adriane Reis – Procuradora Regional do Trabalho – SP; Dra. Marcia Kamei – Procuradora Regional do Trabalho - SP; Ileana Neiva – Procuradoria Regional do Trabalho – RN, e Assessores.
Foi pautada pela Presidente do SEESP, a falta de equipamento de proteção individual para os Enfermeiros, sendo: Máscaras, Luvas, Óculos, Gorros, Avental, bem como, materiais de higiene: álcool gel, sabão líquido, toalhas de papel, dentre outros.
“Os profissionais da enfermagem, vem sofrendo com a pressão ocasionada pela pandemia COVID – 19, não sendo seguido o regular número de dimensionamento quali/quantitativo de pessoal, extrapolando a jornada de trabalho, e ainda com a falta de equipamento de proteção individual, necessitando de medidas urgentes para proteção destes trabalhadores”, destacou Solange.
Pelas Procuradoras, foi exposto que o Ministério Público vem recebendo demandas da sociedade, e que estará convocando as instituições hospitalares, através da Confederação Nacional de Saúde (CNS), ainda nesta semana para nova reunião via Skype, com a participação dos Sindicatos, visando demonstrar a entrega dos equipamentos de proteção, bem como, quais medidas serão adotadas para a segurança dos profissionais.
Solange, ainda destacou a importância do afastamento imediato, sem prejuízo do salário das Enfermeiras gestantes e lactantes, os portadores de Diabetes Mellitus, doenças cardíacas e respiratórias crônicas ou que reduzam a imunidade, até o final da pandemia COVID – 19.
As entidades serão convocadas para nova reunião, ainda nesta semana.
Por fim, o SEESP, destaca que já ingressou com Ação Civil Pública perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, contra o Governo do Estado de São Paulo e Município de São Paulo, requerendo a determinação de fornecimento dos equipamentos de proteção e capacitação para uso adequado dos mesmos, para todas as instituições de saúde pública, bem como o afastamento dos Enfermeiros, do denominado “grupo de risco”.


Alertamos aos ENFERMEIROS:
Caso tenham problemas com o fornecimento adequado dos EPIs, solicitamos que entrem em contato conosco através do E-mail: presidencia@seesp.com.br ou WhatsApp (11) 99479-0774
É importante garantir as medidas de proteção destes que são fundamentais para o enfrentamento da emergência sanitária a qual a sociedade brasileira está submetida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário