sexta-feira, 27 de março de 2020

SEESP compõem a mesa técnica para discussão e acompanhamento da evolução da pandemia do coronavírus da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo


A PORTARIA Nº 157/2020-SMS. G, instituiu a Mesa Técnica para discussão e acompanhamento da evolução da epidemia do COVID-19, visando amplo debate com os conselhos, sindicatos e órgãos de classes.
A Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Ana Firmino, participou na quarta-feira (25/03), da primeira reunião da Mesa Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Nesta, foi discutido o conjunto de medidas para que a gestão municipal garanta à proteção e segurança dos trabalhadores que estão enfretamento a pandemia do coronavírus no âmbito do município de São Paulo.
Quanto à problemática em relação ao fornecimento adequado dos EPIs, fundamentais para a proteção dos profissionais, a secretária-adjunta afirmou que está disponibilizando os materiais para todas as unidades do município, Ana Firmino, argumenta que a realidade mostra que há casos de falta dos insumos. Na sequência foi abordada a necessidade de reposição dos quadros de enfermagem, seja por chamamento dos concursos públicos vigentes ou contratações emergenciais, isso é fundamental, não podemos ignorar o problema da sobrecarga de trabalho que será gerada pela extensão do horário de funcionamento das unidades básicas e também a abertura aos domingos. Também foi cobrado da Secretaria como serão feitas as contratações para o funcionamento dos hospitais de campanha que estão sendo montados no Estádio do Pacaembu e no Anhembi.
Para essas questões a secretária-adjunta assumiu o compromisso de, posteriormente, dar os devidos esclarecimentos.
Outro ponto importante abordado nessa reunião foi à importância de discutir o afastamento imediato, sem prejuízo do salário dos trabalhadores da saúde, portadores de Diabetes Mellitus, doenças cardíacas e respiratórias crônicas ou que reduzam a imunidade, as gestantes e lactantes, até o final da pandemia.
Esse é um passo muito importante para que o SEESP possa manter os enfermeiros sempre informados das decisões do governo municipal sobre o assunto, assim como apresentar para as autoridades as demandas dos profissionais que representamos.
Certamente, há inúmeros desafios para serem enfrentados no tocante a proteção da saúde dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. É louvável que a Secretaria da Saúde do município abriu esse canal de negociação com as entidades, assim, esta mesa técnica fará encontros virtuais semanais para acompanhar o andamento dessas questões já levantadas no encontro de ontem, e mais que isso, levar para discussão, encontrar soluções para os problemas que os profissionais da saúde têm enfrentado no seu dia a dia.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário