quarta-feira, 29 de maio de 2019

“Ética, política e cidadania na Enfermagem brasileira: Uma reflexão.


Na manhã desta quarta-feira (29/5), à convite da Profa. Priscila Cannavan, do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade Taquaral, o Enfermeiro Adilton Dorival Leite, Diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São – SEESP, ministrou palestra para a turma do terceiro semestre na Disciplina Ética, Política e Cidadania abordando o conteúdo “Ética, política e cidadania na Enfermagem brasileira: Uma reflexão.

Na ocasião, partindo da Resolução COFEN Nº 564/2017, onde no Art. 3º do Capítulo I – que trata dos direitos -  os enfermeiros devem apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração. E no Art. 27 do Capítulo II -  que trata dos deveres – os enfermeiros devem incentivar e apoiar a participação dos profissionais de Enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria, foram apresentadas as entidades representativas da enfermagem e suas funções específicas, (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, o Sistema Cofen/Corens, a ABEn e as Sociedades de Especialistas. Na sequência foram discutidos os principais projetos de lei, no nível nacional, de interesse da categoria: PL 2295/00 – Regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas, PL 459/2015 – Piso Salarial Nacional, PLS 349/2016 - Aposentadoria especial aos 25 anos para os profissionais de enfermagem e o Impacto da PEC 6/2019 (reforma da previdência), na vida dos profissionais de enfermagem.

Atividade como essa, nos cursos de graduação em enfermagem, é fundamental, pois, precisamos conhecer a nossa história e valorizá-la, construindo um corpo científico que embase nossa prática, continuar o desenvolvimento a partir dos aperfeiçoamentos e iniciar a participação política são passos que nos ajudam a trilhar o tão sonhado reconhecimento social.

É preciso sair desse silêncio e isso passa pela questão da consciência política da categoria, pelo conhecimento e reconhecimento das entidades representativas da enfermagem, que buscam não apenas os direitos econômicos, mas também uma sociedade mais justa e igualitária. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna



Nenhum comentário:

Postar um comentário