segunda-feira, 6 de maio de 2019

Convite: Ato Em defesa das universidades e institutos de pesquisa + lançamento da Frente Parlamentar na Alesp

Caras amigas e caros amigos,

Com satisfação e alegria, informo que no dia 08 (quarta-feira), às 11h, lançaremos a Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Assembleia Legislativa de São Paulo, auditório Paulo Kobayashi. 

Iniciativa do meu mandato em conjunto com organizações de docentes, pesquisador@s, funcionári@s, trabalhador@s, estudantes e a sociedade civil, a Frente Parlamentar conta com o apoio de mais de 20 deputados e deputadas de diversos partidos. 

Ela é resultado de outras duas coordenadas pelo ex-deputado Carlos Neder em legislaturas anteriores, em defesa das universidades públicas e em defesa dos institutos públicos de pesquisa e fundações públicas. 

Abaixo, o roteiro que orientará o trabalho da Frente no período 2019-2022 e o convite oficial de lançamento.

Conto com a presença de todas e todos e seu apoio em divulgar para os demais colegas interessados! 

Em defesa das universidades e institutos de pesquisa de São Paulo!
Beth Sahão - Deputada Estadual
Palácio  9 de Julho
Salas 34, 35, 36 e 37 - Térreo
CEP 04097-900  São Paulo
Fones: 11 3886-6643/6657




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Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de
Ensino, Pesquisa e Extensão no Estado de São Paulo

Proposta de Roteiro de Trabalho (2019/2022)

1.   Introdução
As universidades públicas, as agências de fomento e os institutos públicos de educação, pesquisa e tecnologia (federais, estaduais e municipais), dentre eles os Institutos Federais de Tecnologia e o Centro Paula Souza (Ceeteps), têm uma importância estratégica para a formação acadêmica, a produção de estudos e conhecimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, para a definição de políticas públicas, a extensão de serviços e o adequado exercício profissional. Atuando no estado de São Paulo, há tradição e reconhecimento da qualidade do corpo docente, de trabalhadores e alunos dessas instituições, que devem dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, em diferentes áreas de atuação.
Entretanto, não há como desconhecer a existência de dificuldades para que exerçam na plenitude suas competências com base na autonomia que lhes foi conferida no ordenamento jurídico vigente, em face de problemas de natureza orçamentária, financeira, organizativa, jurídica e trabalhista que indicam a existência de diferentes modelos e concepções quanto ao seu papel no processo educacional e de prestação de serviços à sociedade.
A criação da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Estado de São Paulo propiciará integrar a discussão sobre as políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação, discutir a realidade dessas instituições públicas federais, estaduais e municipais, o trabalho por elas desenvolvido, seus principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam.

2.   Objetivos Gerais da Frente Parlamentar

·         Promover a participação de parlamentares, autoridades em geral, dirigentes de instituições, agências de fomento, entidades representativas de docentes, alunos, pesquisadores, pessoal de apoio à pesquisa, demais trabalhadores, entidades e lideranças sociais, movimentos e órgãos de comunicação, entre outros interessados, nas atividades da Frente Parlamentar;
·         Proporcionar um espaço de debates, por iniciativa da Assembleia Legislativa, sobre a realidade dessas instituições públicas, o trabalho por elas desenvolvido, seus principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam e cumpram sua missão na formulação de propostas que propicie avanços nos planos de governo, nas políticas públicas e na qualidade da gestão e da prestação de serviços à sociedade;
·         Defender o caráter prioritariamente público das instituições de ensino, pesquisa e extensão que atuam no estado de São Paulo, discutir sua contribuição para os sistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação, bem como seu papel na formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, científico, educacional, cultural e da gestão pública a serviço da melhoria da qualidade de vida da população;
·         Dar ênfase ao debate, à formação de lideranças e à adoção de providências em face dos princípios e diretrizes que definem diferentes modelos nessas áreas estratégicas para o desenvolvimento, incluindo questões orçamentárias, financeiras, organizativas, jurídicas e trabalhistas, permitindo avaliar as políticas adotadas e propor medidas que propiciem maior envolvimento dessas instituições e a participação dos interessados na definição das políticas governamentais;
·         Incentivar a Gestão Democrática nas instituições de ensino, pesquisa e extensão e a criação de mecanismos de participação na tomada de decisões e no controle da qualidade dos processos educacionais, em pesquisas e serviços prestados à sociedade; e
·         Contribuir para articular os órgãos governamentais em ações integradas nas áreas de educação, ciência, tecnologia, inovação, formação e gestão e intensificar a atuação das instituições que atuam nessas áreas no cumprimento de suas missões.

3.   Objetivos Específicos da Frente Parlamentar

Ø  Ensino

·         Conhecer o marco legal que dá suporte ao ensino público, gratuito e de qualidade sob gestão democrática;
·         Analisar as diretrizes, bases e metas da educação pública em âmbito nacional, estadual e municipal;
·         Avaliar a destinação de recursos orçamentários e verificar se há limitação da autonomia e deficiente adoção de mecanismos de inclusão social e racial;
·         Avaliar o papel dos fundos públicos e das agências de fomento (Finep e Fapesp entre outras);
·         Diagnosticar a realidade atual das instituições de ensino, pesquisa e extensão, seus principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam e cumpram sua missão institucional e social;
·         Conhecer o trabalho por elas desenvolvido, visando à formação de alunos, produção de estudos e conhecimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia, inovação, formação e gestão, com reflexos na definição de políticas públicas, extensão de serviços e adequado exercício profissional;
·         Conhecer a estrutura organizacional, competências, atribuições, condições de trabalho, ensino, pesquisa e extensão no que se refere ao corpo docente, de trabalhadores e alunos dessas instituições, que dão suporte científico e tecnológico ao desenvolvimento econômico e social, em diferentes áreas de atuação;
·         Destacar a importância do ensino técnico e profissionalizante em face da realidade do mercado de trabalho e da defesa da educação laica e democrática;
·         Debater a criação de uma superintendência exclusiva para as FATECs no CEETEPS, desvinculando as mesmas das ETECs, uma vez que ambas atendem à públicos distintos e têm objetivos e necessidades diferentes;
·         Debater o uso crescente de modalidades de gestão privada e a atuação das fundações ditas de apoio, o eventual desrespeito aos planos de carreiras, cargos e salários, a persistência de remuneração em desacordo com o regime de tempo integral e dedicação exclusiva, o desvirtuamento do sistema de educação, ciência, tecnologia, inovação e o baixo investimento no aprimoramento da gestão pública;
·          Debater a remuneração de docentes, pesquisadores e demais trabalhadores, condições de ensino, trabalho e pesquisas inadequadas, baixa participação dos segmentos interessados no planejamento, gestão democrática e controle da ação institucional, e sua relação com problemas de natureza estrutural, orçamentária, financeira, organizativa, jurídica e trabalhista observados nessas instituições;
·         Identificar o risco de perda de influência de parte dessas instituições públicas de ensino, comprometendo seu patrimônio material e imaterial, a memória institucional e a capacidade de inovação no estado de São Paulo;
·         Identificar o que é necessário para que as universidades públicas desenvolvam na plenitude suas competências, com base na autonomia que lhes foi conferida no ordenamento jurídico vigente, resgatar e intensificar sua atuação no cumprimento de suas missões, em prol do desenvolvimento socioeconômico, educacional, cultural e da gestão pública a serviço da melhoria da qualidade de vida da população.

Ø  Questões a serem priorizadas

·         O que a sociedade espera das unidades educacionais públicas? Existência de diferentes concepções quanto ao seu papel no processo educacional, na realização de pesquisas e prestação de serviços à sociedade e na relação público-privada;
·         Financiamento público, gratuidade e papel das instituições de fomento, tais como Finep e Fapesp; as interfaces com as áreas de ciência, tecnologia e inovação; o  controle das fundações ditas de apoio e a expansão do ensino privado com incentivos públicos;
·         Condições de trabalho, ensino e aprendizagem e remuneração;
·         Relação entre unidades educacionais e órgãos governamentais; planos de educação e gestão democrática; representação docente, discente e da sociedade em órgãos de controles internos e externos e organização de sindicatos, associações e outras formas de representação;
·         Recepção aos alunos; políticas de cotas, inclusão social e racial e políticas de permanência estudantil; restaurantes e centros de educação infantil (creches) e atividades culturais; e
·         Situação atual dos hospitais universitários e de outras unidades de ensino na área de saúde.

Ø  Ciência, Tecnologia e Inovação
O progressivo abandono dos institutos públicos de pesquisa e das fundações públicas no estado de São Paulo e sua substituição por entidades privadas atende a uma determinada concepção de reforma do Estado e de entendimento na relação que se estabelece entre o setor público e o setor privado.

Os profissionais dos institutos públicos de pesquisa e das fundações públicas do estado de São Paulo consideram prioritário debater, com o Executivo e o Legislativo estaduais, o projeto de desenvolvimento socioeconômico sustentável que se pretende para o estado de São Paulo e qual a proposta de ciência, tecnologia e inovação a ser adotada, com vistas a transformar o potencial intelectual em riquezas, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida da população paulista.

Os principais desafios para que as instituições públicas de pesquisa cumpram suas missões estão explicitados abaixo:

·         Dispor de dotação orçamentária adequada que, somada aos recursos próprios advindos de outras fontes (com o cuidado de que a obtenção de recursos adicionais não implique que o governo estadual reduza a dotação orçamentária), permita aos institutos de pesquisa e fundações públicas cumprir suas diferentes missões;
·         Contar com a participação dos profissionais de ciência, tecnologia e inovação na definição do PPA, LDO e LOA e nas políticas setoriais do estado de São Paulo;
·         Contar com a participação desses profissionais, em consonância com a direção dos institutos e fundações, no planejamento estratégico das Instituições;
·         Contar com planos de carreira e de valorização dos pesquisadores e pessoal de apoio à pesquisa com a finalidade de renovar quadros e manter, nos institutos de pesquisa e fundações, os jovens talentos (superando o quadro vigente de envelhecimento do corpo técnico, decorrente da ausência de concursos públicos periódicos e da insuficiência de benefícios);
·         Preservar a memória institucional e o patrimônio arquitetônico, histórico, cultural e afetivo dos institutos e fundações;
·         Democratizar e popularizar o conhecimento a fim de despertar o interesse da sociedade e das futuras gerações para a importância da CT&I para o desenvolvimento socioeconômico sustentável;
·         Criar espaço próprio de articulação e troca de experiências entre as fundações estaduais públicas, a exemplo do que já ocorre com os institutos públicos de pesquisa no Consip;
·         Incentivar e intensificar a participação de órgãos de imprensa e de outros meios de comunicação nos eventos promovidos pela Frente Parlamentar e no debate desse temas;
·         Promover visitas às instituições e elaborar dossiês específicos para cada um dos institutos públicos de pesquisa e das fundações públicas do estado de São Paulo;
·         Promover reuniões com instituições científicas e utilizar seus veículos de comunicação para divulgar o trabalho e as propostas da Frente Parlamentar;
·         Debater propostas de Reforma do Estado e analisar o futuro e a modernização dessas instituições à luz da conjuntura nacional e estadual;
·         Debater, em conjunto com os interessados o chamado marco legal de ciência, tecnologia e inovação e a experiência dos Conselhos de Representantes de Empregado(a)s ou Funcionário(a)s, com fortalecimento e efetiva participação no processo de planejamento das instituições a que se vinculam;
·         Debater o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e sua relação com iniciativas similares existentes em outras esferas da Federação. Legislação e regulamentação do Concite;
·         Avaliar alternativas de gestão de políticas públicas, em especial o uso crescente em São Paulo da modalidade de Organizações Sociais;
·         Avaliar propostas governamentais de ajustes fiscais, com o consequente represamento de gastos em custeio e investimentos;
·         Propor a realização de concursos públicos, a gestão de pessoal, os planos de carreira, cargos e salários e os direitos previdenciários dos trabalhadores e a extensão da previdência complementar aos profissionais das empresas não contempladas na legislação;
·         Avaliar as propostas do Executivo de promover a alienação de bens patrimoniais dessas instituições;
·         Propor Acordo de Cooperação entre a Frente Parlamentar e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) para futura agenda mensal, para apresentação, aos parlamentares da Alesp e à sociedade, dos trabalhos em andamento e dos desafios enfrentados pelas instituições do Sistema Paulista de CT&I

Ø  Questões a serem priorizadas

·         Estabelecer prioridades de ação em relação aos seguintes tópicos:

ü  2019 – PPA (2020 - 2023); 2020 – LDO, LOA e eleições municipais; 2021 – LDO, LOA e 2022 – LDO, LOA, eleições estaduais e nacional;
ü  Avaliar Proposta de Lei Orgânica dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo;
ü  Avaliar Programas de Governo de Partidos e Candidaturas, com ênfase em suas prioridades e propostas de políticas públicas nas áreas afetas à Frente Parlamentar;
ü  Identificar Comissões Permanentes da Alesp visando à instalação de Subcomissões que se articulem com as ações desenvolvidas pela Frente Parlamentar;
ü  Atualizar o cadastro das entidades colaboradoras e de seus representantes nas reuniões ordinárias da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo;
ü  Acompanhar os desdobramentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Alesp para investigar as Universidades Públicas do estado de São Paulo; e
ü  Acompanhar os desdobramentos das reuniões da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação da Alesp.


4.    Organização, Funcionamento e Eventos

Ø  Condução dos Trabalhos
Propõe-se:
·         A realização, pela Frente Parlamentar, de reuniões regulares, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na segunda quarta-feira de cada mês, às 10h00, para organizar eventos, debates, solicitação de audiências e reuniões extraordinárias, preferencialmente orientadas para aprofundar a discussão e a apresentação de propostas em temas relacionados a cada um dos níveis da Federação em que se situam, quais sejam:
o   Universidades Públicas Federais; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Sistemas Nacionais de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação; hospitais e outras unidades de ensino federais na área de saúde;
o   Universidades Públicas Estaduais; Centro Paula Souza; Sistemas Estaduais de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação; hospitais e outras unidades de ensino estaduais na área de saúde; e
o   Universidades Públicas Municipais; Sistemas Municipais de Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação; hospitais e outras unidades de ensino municipais na área de saúde;
·         A realização de reuniões extraordinárias, sessões plenárias, audiências públicas e atos públicos sempre que necessário;
·         A realização de visitas às instituições que compõem a Frente Parlamentar, acompanhadas de reuniões com os profissionais e, sempre que necessário, com as respectivas direções;
·         A realização de audiências com autoridades estaduais quando couber;
·         A publicação de relatório com os principais destaques da Frente Parlamentar no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Ø  Sugestão de eventos

        Debate sobre o financiamento das Universidades Públicas do Estado de São Paulo: insuficiência financeira das universidades; renúncia fiscal do Estado de São Paulo e o impacto ao repasse de recursos financeiros às universidades;
        Debate sobre o financiamento dos Institutos Públicos de Pesquisa do Estado de São Paulo: insuficiência financeira dos Institutos Públicos de Pesquisa e causa dos cortes de recursos;
·         Sistema Estadual de Educação em São Paulo;
·         Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o papel do CONCITE – Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e o do CONSIP;
·         PPA – Plano Plurianual, LDO, LOA e Financiamento das Instituições;
·         Reforma do Estado, Financiamento e Propostas de Ajuste Fiscal;
·         Participação dos profissionais em conselhos de democratização da gestão;
·         Evento de aproximação com profissionais de mídia, para avaliar como o Sistema Paulista de CT&I pode otimizar a divulgação e a publicização dos trabalhos realizados pelas instituições;
·         Audiência da Frente com representantes da Fapesp, para debater o apoio dessa agência de fomento paulista aos Institutos Públicos de Pesquisa;
·         Debate sobre a situação atual dos Institutos Públicos de Pesquisa da Região de Campinas: IAC, Instituto de Zootecnia, ITAL, CATI e EMBRAPA (Meio Ambiente e Informática e Agropecuária); e
·         Audiência de membros da Frente Parlamentar com a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Ø  Divisão de Responsabilidades

·         Identificar os temas mais importantes a serem abordados;
·         Constituir grupos de trabalho responsáveis pela organização de eventos e demais atividades priorizadas na consecução dos trabalhos da Frente Parlamentar; e
·         Atualizar o cadastro das entidades colaboradoras e de seus representantes nas reuniões de organização da Frente Parlamentar.

Ø  Agenda

Dia 08 de maio de 2019

Auditório Paulo Kobayashi – ALESP

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão.


Aprovado na Reunião Ordinária de 02 de maio de 2019

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