segunda-feira, 17 de março de 2014

Enfermagem ocupa Avenida Paulista e exige aprovação das 30h semanais




A passeata teve início no vão do Masp e se estendeu até o período da noite, mesmo após uma forte chuva, terminando na Praça Roosevelt


Nesta sexta-feira (14), profissionais de Enfermagem de todo o país “vestiram” de branco a Avenida Paulista, em São Paulo, e exigiram a aprovação do PL 2295/00- que regulamenta a jornada em 30 horas semanais para todos os auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros.
O grande ato público, chamado “Enfermagem Vem pra Rua”, reuniu milhares de profissionais, além de integrantes da sociedade civil sensíveis à causa.
O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, enfatizou que “a aprovação do PL é de suma importância para a saúde do país, já que com isso, a qualidade dos atendimentos nas redes pública e privada melhorará significativamente.” Albuquerque também afirmou que a aprovação das 30 horas semanais sanará diversas problemáticas decorrentes de uma carga horária de trabalho excessiva. O presidente do Cofen, levantando o coro de “Enfermagem vem pra Rua”, ressaltou o papel da Enfermagem e a força da categoria.

COF_9099

COF_9097

COF_9110
A passeata teve início no vão do Masp às 14h e se estendeu até o período da noite, mesmo após uma forte chuva, terminando na Praça Roosevelt.
Para a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, esses atos demonstram a força da Enfermagem brasileira e a importância da aprovação das 30 horas semanais, não apenas para os próprios profissionais, mas para toda a população brasileira. “A saúde como um todo sai ganhando”, ressalta.
O conselheiro federal e um dos coordenadores do ‘Fórum 30h Já’, Antonio Marcos Freire, lembrou que a regulamentação da jornada de trabalho é uma promessa de campanha da Presidenta Dilma Rousseff e que o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também se comprometeu com a causa da Enfermagem, porém até hoje o projeto ainda precisa ser aprovado pele Plenário da Câmara dos Deputados.

Os conselheiros federais Amaury Teixeira, Jebson Medeiros de Souza e Wilton José Patrício compareceram ao Ato Público, além de conselheiros e presidentes de conselhos regionais e colaboradores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Deputados estaduais e federais também estiveram presentes no evento e fizeram questão de prestar todo apoio e pressionar para que o PL  seja incluído na Ordem do Dia.

COF_9124
COF_9123

COF_9098

Estiveram também presentes  no evento representantes de diversas entidades da Enfermagem e das centras sindicais- CUT, CTB e Força Sindical.
O Ato de hoje foi promovido pelas entidades que compõem o Fórum Nacional 30 horas Já: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Federação Nacional de Enfermagem (FNE), Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) e Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem ( Anaten).
 Compromisso- Ministério da Saúde
Durante a mobilização diversos representantes lembraram das audiências com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e reforçaram o pedido de elaboração um parecer favorável pelo MS sobre o Projeto de Lei 2295/00.
Compromisso de Campanha
Os profissionais da Enfermagem também exigiram que o Governo Federal cumpra o compromisso assumido durante a campanha eleitoral em 2010. Na época, a Presidenta Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiram o compromisso de apoiar a aprovação da jornada de 30 horas.
IMG_20140314_173824771

IMG_20140314_173150957 

IMG_20140314_172903007

Entenda mais:
O PL 2295, apresentado em janeiro de 2000, é uma das reivindicações dos profissionais de Enfermagem -enfermeiros, técnicos e auxiliares-, que estabelece a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais. O projeto está pronto para ser votado, mas aguarda ser posto em pauta na Câmara Federal.
Na página da internet da Câmara dos Deputados é possível acompanhar todas as etapas do Projeto de Lei, acessando: 
FONTE: PORTAL COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário