quarta-feira, 22 de abril de 2015

LIVRO Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar

            SINOPSE do LIVRO
            Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar

ESPECIFICAÇÕES DO LIVRO
Organizadores: Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva – A Poetisa do Cuidar
Autores – 30 poetas da enfermagem (enfermeiros (as), técnicos e estudantes)
Concepção, pesquisa e fundamentação da arte da capa – Onã Silva e Fabrícia Pereira
Arte da capa: Rachel Dumont Tela Enfermagem com Poesia pintada com tinta acrílica sob o cetim verde esmeralda
Tratamento estilístico, estético e análise das poesias: Onã Silva
Editora: Thesaurus Editora de Brasília
Ilustrado
Poesia, estética, arte e cuidado de enfermagem é a inovação proposta no livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar.  Trata-se de obra inédita, organizada pelos pesquisadores da temática Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva – A Poetisa do Cuidar. O objetivo do livro é estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado, exclusivamente de autoria de profissionais e estudantes de enfermagem.

Compõem o livro 80 poesias, de autoria de 30 poetas de enfermagem – enfermeiro(a)s, técnicos e estudantes –  residentes no Brasil e um participante da Espanha. As poesias apresentam diversos estilos, linguagens e temáticas do cuidado.  Onã Silva realizou tratamento estilístico, estético e análise das poesias em bases teóricas do conhecimento estético. O processo estético da capa foi idealizado à luz da estética pelas autoras Onã Silva e Fabrícia Pereira. A arte da capa intituladaEnfermagem com Poesia, uma pintura em cetim verde esmeralda é criação da artista plástica Rachel Dumont.

O projeto Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar pretende, com  liricidade e versos di(versos), encantar e reencantar a enfermagem de forma poética, estética, reflexiva e sensível. 

Informações/contatos: organizadores Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva
APOIO: Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo (SEESP), Fiocruz Brasília, ABEn-DF



Onã Silva - Poetisa do cuidar
Recordista RankBrasil
Autora dos livros "... mas a alegria vem pela manhã, O Solda Justiça, A Quadradinha de Gude, Miriã, uma enfermeira Bambambã, A Derrota de Penina, Histórias da enfermagem no universo de cordel e outras obras literárias, científicas e cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário