quarta-feira, 22 de maio de 2019

SEESP participa de reunião ordinária da Comissão Permanente de Política Social e Saúde da Câmara de Vereadores de Campinas.


Na tarde de terça-feira (21/5), na reunião ordinária da Comissão Permanente de Política Social e Saúde da Câmara de Vereadores de Campinas foi abordada a recente declaração, injusta, incorreta e totalmente desprovida de qualquer embasamento técnico-científico, feita contra os profissionais de enfermagem, pelo vereador Paulo Galtério (PSB), na sessão plenária de 8/5. 


O Enfermeiro Adilton Dorival Leite, diretor do SEESP, participou da reunião representando a presidente, Solange Caetano. Na sua intervenção, disse que, “representando o SEESP nessa ocasião, representamos os enfermeiros que estão em todos os serviços de saúde deste município. 

Sabemos que a enfermagem brasileira representa mais de 2 milhões de trabalhadores, em qualquer serviço de saúde, somos mais 60% dos trabalhadores, respondemos por boa parte das ações de saúde, somos base de sustentação do sistema de saúde, seja público e privado. Trabalhamos com dedicação, responsabilidade e de forma incansável para, mesmo sem condições adequadas, prestar uma assistência de enfermagem com qualidade. 

Estamos adoecidos, por sobrecarga de trabalho, pois somos submetidos a longas jornadas e também nos falta autonomia. Assim, não podemos ser responsabilizados pela falta de eficiência na prestação do serviço, pelo caos na saúde pública municipal! A gestão não é nossa, ao contrário, estão nos tornando escravos do sistema. Muitos de nós neste último ano, tem se afastado por depressão e temos registros de dezenas de casos de suicídios na enfermagem. 

Portanto, não admitimos que políticos que não conhecem a realidade da enfermagem e muito menos a realidade do sistema de saúde do município, nos desqualificar!

Por isso, no campo das ações concretas, informou que o SEESP protocolou na vara civil uma ação de retratação contra o vereador e também, protocolamos na Câmara, ação de representação exigindo um posicionamento dos parlamentares da Casa. ”

Para o SEESP é inadmissível que uma categoria tão importante e essencial para a saúde, seja desqualificada! Pelos nossos esforços em garantir a prestação de serviços de saúde de qualidade, devíamos é receber, reconhecimento e a valorização pelo nosso trabalho! ”.

Nossos agradecimentos especiais, aos profissionais de enfermagem que participaram da sessão, ao vereador Pedro Tourinho (PT) e ao vereador Gustavo Petta, sempre parceiros nas lutas em prol da enfermagem!

image.png
--  
Adilton Dorival Leite
Conselheiro Universitário
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Caixa Postal 6194 – CEP: 13.083-872  - Campinas/SP
F   (19) 3521-2488

Nenhum comentário:

Postar um comentário