quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ministro do Trabalho recebe diretoria da FNE e firma parceria para fiscalização

image
A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, a vice presidente Shirley Morales, a diretora Milca Rego e o advogado André Caetano, estiveram reunidos com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias.

O baixo número de auditores fiscais para atender as mesas de negociações solicitadas pelos Sindicatos tem dificultado as fiscalizações nas instituições de saúde e, com isso, tende a atrasar a regularização de problemas apresentados no âmbito trabalhista.
Solange apresentou o cenário dos enfermeiros que cada vez mais estão adoecidos e sofrendo violência laboral em decorrência da alta demanda. “Os enfermeiros são os profissionais que dão a notícia que não há leitos para atendimento, que estão com a família quando há notícia de morte, são a linha de frente nessa assistência. Com isso, são os primeiros a sofrer a reação de um usuário que não poderá ser atendido e que, no momento de raiva, chega a agressão física”, comentou Solange.
Pontuou-se também o aumento no número de denúncias de assédio moral e, novamente, o afastamento desse trabalhador por problemas físicos e mentais. Casos de suicídio por conta da humilhação abusiva não são raros.
A aplicação inadequada do dimensionamento de pessoal e da Norma Regulamentadora 32 foi mais um item discutido.
Parceria: Solange entregou ao ministro uma proposta de parceria do MTE com a FNE para fiscalização mais efetiva do dimensionamento de pessoal, NR 32 e o combate ao assédio moral.
“O objetivo dessa parceria é criarmos um Grupo de Trabalho para garantir que a segurança e condições adequadas aos enfermeiros”, falou Solange.
Manoel Dias considerou vantajosa a criação do GT e legitimou a parceria por entender que o envolvimento de representantes do MTE e da Federação torna o andamento de alterações legislativas mais consensual.
“Nós temos que resolver. Não há porque ficar discutindo, ouvindo reclamações sem ter propostas. Temos acordo com a constituição desse grupo!”,pontuou Dias.
Para Solange Caetano, “é muito bom firmarmos essa parceria. Agora é trabalhar em conjunto e permitir que nossos milhares de enfermeiros tenham um ambiente de trabalho seguro por meio da NR 32, saudável, sem qualquer tipo de mal que possam prejudica-los. É uma demonstração que alguém também está pensando e valorizando os nossos trabalhadores”, finalizou.
Posteriormente também serão convidados a integrar o grupo representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Educação (MEC).
Publicado em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário